Deverão por esta altura começar a surgir demarcações dentro do PSD contra Manuela Ferreira Leite. Li algures e acredito que os resultados das eleições são inconscientemente mais relacionados com a emoção do que com a razão. Um estudo feito nas eleições presidenciais dos EUA em 2004.
Não posso negar que faz algum sentido. Como seres humanos fazemos isso todos os dias, sobrepondo a emoção à razão muitas vezes. Pode não ser uma influência decisiva mas é com certeza marcante no nosso dia a dia, na nossa casa , no nosso grupo de amigos, no trabalho e também nos desígnios do país.
Sócrates é com toda a justeza um político com o dom da palavra e das emoções, teve a coragem de tomar decisões difíceis e enfrentar inúmeros ataques, independentemente de concordar com essas mesmas decisões e com a arrogância a que tal coragem por vezes o levou há que admitir essas virtudes. Tem agora a oportunidade de se manter no poder mais uma vez. Durante mais quatro anos não saberemos o que realmente aconteceu com o freeport, com o seu curso, com a TVI, com os projectos assinados na Guarda,as escrituras desaparecidas do arquivo da notária (a mesma de Vale e Azevedo) ou talvez nunca mesmo o iremos saber, como aconteceu com Mário Soares.
Mas quanto a mim estas eleições deverão ficar marcadas pelo que aconteceu durante a campanha eleitoral, pela nova forma como Manuela Ferreira Leite interviu e o que pediu aos portugueses. Não nos esqueçamos e não podemos pensar que o facto de o PSD não ter eleito o seu programa eleitoral e elegido uma maioria que seja uma foram de estar ou estratégia errada. A Drª Manuela Ferreira Leite nunca prometeu o que não podia cumprir, não quis entrar em promessas vãs, assumiu erros em situações que alguns "politólogos" condenaram mas provou quanto a mim a sua franqueza e forma simples de estar. Pena que muitos dos portugueses não tiveram inteligência para entender comentários como o de "dar empregos a Ucranianos, romenos, moçambicanos, etc.", não percebeu o "interregno da democracia" e pior foram alimentados por uma comunicação social que constituída por pessoas inteligentes não quiseram entender as declarações como figuras de estilo que eram mas como afirmações, porque assim sendo seriam notícia que obrigaria a resposta e a notícia de novo, tudo para puro alimento das redacções.
A Drª Manuela trouxe verdade ao combate político, trouxe seriedade e responsabilidade nos compromissos. Aos que brevemente se começarem a por em bicos de pés só espero que não descurem ou desprezem este exemplo. MFL tem mandato até Maio de 2010, já disse que será uma oposição responsável e honestamente não acredito que se volte a candidatar à presidência do PSD, deverá com certeza deixar espaço a outros candidatos fazendo de charneira a uma nova geração competente do PSD e de Portugal. Em Maio de 2010 escolheremos o novo(a) líder do PSD e em nome da estabilidade do partido e do respeito pela líder que tanto deu pelo país, tomemos-lhe o exemplo e seremos sérios, competentes e responsáveis honrando os nossos compromissos e desígnios transmitindo a estabilidade e coerência necessária ao país.
André Aldeia
Presidente da JSD Vila Nova de Poiares
domingo, 27 de setembro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)